5 dicas para inovar no varejo

5 dicas para inovar no varejo

Em um mercado altamente competitivo, não é novidade que o desafio do varejo atual é proporcionar a melhor experiência de compra para o seu cliente. O consumidor está cada vez mais exigente, e muitas lojas se perguntam como fazer para atrair e, principalmente, manter esse cliente. A resposta é: com a inovação. Listamos a seguir 5 dicas de como inovar no varejo. Confira:

1º | Informe-se

Uma ferramenta muito importante e que certamente vai ajudar o empresário a criar o hábito de inovar no varejo é a informação. Manter-se informado com tudo o que acontece no mercado, em especial no seu segmento, é essencial na busca por novas ideias. Isso pode ser feito pelos meios de comunicação ou conversas com parceiros do setor, por exemplo. Ter como foco a melhoria contínua na hora de avaliar as inovações possibilita colocar em prática ideias que maximizam os resultados do varejo.

2º | Faça avaliações

Para saber se sua estratégia está correta, faça avaliações. Tente responder a 3 perguntas essenciais:

• Os benefícios da inovação atendem às minhas necessidades?
• Qual é o custo da implementação dessa inovação?
• Em quanto tempo vou recuperar esse investimento?

Vale lembrar que não é o valor de uma inovação que dirá se ela é boa ou não, mas sim o retorno que ela pode render ao seu varejo.

3º | Inspire-se em grandes marcas

Observar o que grandes marcas estão fazendo e tentar entender a estratégia por trás de suas ações também é um meio de descobrir formas de inovar.

4º | Estude o mercado

Não basta estar bem informado é preciso saber o que fazer com a informação, isso faz toda a diferença no sucesso de uma empresa. Estude o seu negócio, a concorrência e as novas modalidades de consumo. Somente pesquisas, novas referências, análises precisas de mercado e uma estratégia de marketing focada no consumidor podem garantir o caminho para inovar.

5| Seja diferente

O consumidor está cansado do mesmo, das mesmas ofertas, dos mesmos produtos, da mesma abordagem. Faça diferente dos outros. Oferte ao seu cliente algo que o faça se sentir especial. O diferencial de uma loja nem sempre está no produto, mas sim na forma de ofertá-lo. A inovação pode começar em um simples atendimento.

Uma coisa deve estar clara para o varejista: as mudanças só fazem sentido para a empresa e impactam positivamente o consumidor, quando geram satisfação e vendas. A inovação eficiente é aquela boa para ambos, o cliente e o negócio. Deve encantá-lo, conquistá-lo e fidelizá-lo. Pois, de nada adianta uma tecnologia que não vai solucionar o problema do seu cliente. Além disso, é importante estar em sintonia com as mudanças de comportamento do público.

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