Engajar o colaborador de maneira eficiente faz diferença na produtividade

Engajar o colaborador de maneira eficiente faz diferença na produtividade

Ninguém faz nada sozinho e quando o assunto é varejo, isso significa ter colaboradores engajados. Um estudo da Deloitte mostra que organizações americanas gastam pelo menos US$ 100 bi por ano só para melhorar o engajamento dos funcionários no negócio. 

Apesar disso, a consultoria internacional Gallup aponta que só 13% dos colaboradores são engajados. Os outros 87% são responsáveis por uma perda de produtividade que representa algo entre US$ 450 bi e US$ 550 bi.

As cifras por aqui podem não ser tão astronômicas. Mas os custos seguem altos e os resultados com a equipe deixam a desejar. Uma análise recente sobre o tema, publicada pela Harvard Business Reveiw, indica que o esforço feito para engajar o time está focado nos colaboradores de forma muito genérica. De maneira geral, tenta-se construir a ideia de que a equipe trabalha numa empresa responsável ou com líderes que se importam com seus liderados.

O ideal seria uma abordagem que permitisse um engajamento com a marca ou negócio, mas que fluísse para a relação com o consumidor. Aí surge um vínculo entre colaborador e o cliente que, em última instância, é quem decide se a compra será feita. A frequência ao tomar essa decisão de compra indica a produtividade dos colaboradores.

Só os colaboradores que internalizam os propósitos e valores da empresa é que conseguem transmiti-los aos clientes. São eles que fazem fluir, por meio de experiências de compra e relacionamento, os valores da empresa e conseguem criar uma conexão valiosa com o consumidor.

Há três dimensões importantes nessa dinâmica para as quais você precisa atentar:

Compromisso pessoal e emocional. Os colaboradores precisam sentir uma conexão emocional com o negócio e atuar como embaixadores da marca ou da empresa, compartilhando com entusiasmo informações positivas em todas suas esferas socais e não apenas na hora da venda.

Compreender a estratégia do negócio. Já se perguntou se seus colaboradores entendem de verdade quem são os clientes-alvo da sua empresa? Eles sabem como seu negócio está posicionado em relação à concorrência? Compreendem o que torna valioso o seu produto ou serviço para o consumidor?

Envolvimento com o negócio. Os colaboradores devem ter acesso adequado a ferramentas e dados sobre como a empresa é percebida pelos consumidores. Isso os ajudará a reforçar a percepção positiva do seu negócio junto ao público.

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