Como as parcerias ajudam seu negócio a crescer mais rápido

Como as parcerias ajudam seu negócio a crescer mais rápido

Tendência entre as micro, pequenas e até grandes empresas, as parcerias podem impulsionar um negócio ao agregar uma nova experiência para o consumidor 

Cada vez mais novos negócios e empresas estão surgindo, das mais diversas áreas do varejo. A concorrência é acirrada, mas ela também pode tirar o empresário da zona de conforto além de ser uma forma de oportunidade. Estabelecer parcerias empresariais é uma tendência no mercado discutida na NRF (Retail’s Big Show) 2019. Esta é a chance ideal para que as empresas – em especial as pequenas – possam abraçar desafios maiores e se arriscar em novos mercados, sem a necessidade de grandes investimentos e sempre com foco em resolver algum problema para o cliente ou oferecer a ele algo a mais, uma experiência inovadora.

Uma parceria é uma união de forças que agrega valor para ambas as partes com o objetivo de conquistar algo em comum, que no caso das empresas, é o crescimento e o fortalecimento da conexão com o consumidor. Essa troca de benefícios pode levar a uma evolução mais rapidamente do que de forma individual, além de tornar a empresa mais competitiva e forte no mercado. Um exemplo disso, são parcerias para oferecer produtos e serviços com custos mais acessíveis, ou até mesmo comprar equipamentos para expandir e potencializar a produção. 

Não existe fórmula secreta de como estabelecer uma parceria entre empresas. O ideal é que o empresário estude sobre o mercado, pesquise e conheça as empresas antes criar uma parceria. E também, que analise se será vantajoso e viável para aplicar em seu negócio. É importante ter em mente que as parcerias não são o foco principal do negócio, elas são apenas mais um instrumento de estratégia para o crescimento, que pode facilitar a entrada da marca no mercado ou até mesmo reforçar sua imagem perante a ele. 

Algumas das vantagens das parcerias são o maior poder de alcance da marca. Ao estabelecer uma parceria, os clientes da outra empresa tomarão conhecimento de seu negócio e vice-versa. Quanto mais parceiros uma empresa tem, mais ela pode agregar à sua marca. O aumento de produtividade também é uma consequência, pois com as parcerias empresariais, muitas empresas acabam compartilhando tarefas de gestão e produção de produtos e serviços. Essa integração geralmente resulta numa diminuição no tempo de realização das tarefas, o que aumenta a produtividade de ambas as empresas. E a maior vantagem das parcerias é fornecer um preço acessível, pois com a redução de custos e aumento das vendas, é possível ofertar produtos e serviços por um preço mais em conta.  

Walgreens Boots Alliance 

Não são só as pequenas e médias empresas que tiram vantagem de parcerias. Recentemente o chefe de operações da Walgreens Boots Alliance, Alex Gourlay, apresentou, na NRF, como as parcerias ajudaram a empresa, que é uma das mais icônicas redes varejistas de farmácias do mundo. A Walgreens Boots Alliance, Inc. é uma holding americana sediada em Deerfield, Illinois, que é proprietária da Walgreens, Boots e de várias empresas farmacêuticas de manufatura, atacado e distribuição. Além de estabelecer parcerias entre as empresas do próprio holding, eles também estabelecem com empresas de outras áreas.  

No caso da Walgreens para a Boots, o que foi compartilhado foi a tecnologia. O time da Walgreens em Chicago, em colaboração com um time em Seattle, criou um app incrível com 52 milhões de downloads, em várias plataformas. A Walgreens também criou uma tecnologia que permitiu muitos consumidores a transferirem produtos aos seus dispositivos móveis, e todas essas inovações foram transferidas também para o Reino Unido.  

Já no Reino Unido, a Boots desenvolveu serviços de cuidado da audição e da visão que já estão sendo testados em negócios nos Estados Unidos. Alex Gourlay conta que existem outras parcerias ainda com empresas de outros setores. “Nós sabemos no que somos bons, e no que não somos. Queremos fazer parcerias para trazer o melhor aos nossos clientes e pacientes. O exemplo da Kroger, uma das maiores redes de supermercados dos Estados Unidos, é ótimo também. Nós estamos aqui, nos EUA, e temos um negócio razoavelmente saudável, mas que, na realidade não é o que fazemos. Então, estamos tentando entender com o time da Kroger para criarmos um negócio juntos, nesse novo mundo e novo varejo, e como trazer isso para a base de consumidores da Walgreens, aqui nos Estados Unidos”, disse Gourlay. 

Mais um exemplo? A parceria com a Verily, no desenvolvimento de produtos físicos e digitais. A Verily é uma companhia da Alphabet, logo, próxima da Google. E a Walgreens Boot Alliance está trabalhando com eles para trazer um pouco de sua tecnologia para o mercado, por meio das farmácias e colaboradores para trazer essa interface que mescla o físico e o digital.  


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