Como conhecer os hábitos de consumo do seu cliente

Como conhecer os hábitos de consumo do seu cliente

Cada vez mais o consumidor está conectado à rede mundial de computadores pelo celular. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 92% do acesso à rede são feitos por meio de dispositivos móveis.

Segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), que divulgou o Global Consumer Insight Survey 2018, pesquisa que define tendências e características de consumo em 27 países, no Brasil, 21% das pessoas realizam compras online semanalmente – o maior índice registrado desde 2014.

Os dados acima indicam que o comportamento do consumidor está mudando e o varejo precisa acompanhar essas mudanças. Se por um lado o indicativo mostra que é uma grande oportunidade para as empresas venderem mais, por outro, é preciso conhecer os hábitos de consumo e como se comporta este consumidor, para então encontrar oportunidades para aumentar suas vendas.

Para conhecer os hábitos de consumo do seu cliente você pode utilizar a tecnologia. Por meio de ferramentas como pesquisas e novas tecnologias é possível detectar o comportamento dos consumidores para viabilizar ações de marketing e comunicação

Por que é importante conhecer o consumidor?

Uma empresa só conseguirá fidelizar um cliente se ela o conhecer. Compreender seus gostos, preferências e hábitos de consumo fará com que ele se sinta especial e privilegiado, pois a prática não é comum em todos os atendimentos, ou seja, a empresa que valoriza isso se diferencia no mercado.

Existem muitos perfis de consumidores e conhecê-los é fundamental para o sucesso de sua empresa. Ouça o seu cliente, pois ao entender os hábitos do consumidor, sua empresa estará mais preparada para oferecer um serviço adequado. Vale lembrar que não é o consumidor que se adapta aos hábitos da empresa, mas é a empresa quem deve se adaptar aos hábitos dele.

Conhecer os hábitos de consumo do consumidor também traz inúmeras vantagens ao seu negócio. A maior delas é a fidelização desse cliente. Quando o consumidor tem as suas expectativas atendidas ou superadas e sente que pode contar com a empresa, não sendo necessário recorrer à outra empresa, você conquista o cliente.

É o caso da Amazon, por exemplo, que integrou a experiência do digital com o físico com excelência. Em sua loja física, assim como na plataforma online, logo na entrada, é possível ver os produtos melhor avaliados por seu consumidor. Toda a organização da loja visa coletar e analisar dados do comportamento de consumo dos clientes, permitindo aos consumidores explorar e descobrir novos produtos.

Quando as empresas entendem como os consumidores se relacionam com produtos, serviços, marcas e, principalmente, como eles fazem suas escolhas, fica mais fácil repensar algumas estratégias e táticas que visem influenciar na decisão de compra do seu consumidor.

Conhecer os hábitos de consumo de seus clientes vai te ajudar a criar vínculos mais longos e vantajosos para a sua empresa. O resultado certamente vai refletir no seu resultado financeiro e no aumento de sua carteira de clientes.

Interessou-se pelo tema? Esse e outros conteúdos relevantes serão debatidos no Retail Conference 2019, um dos principais eventos de varejo do Brasil. Com o tema “O Novo DNA do Varejo – Físico, Digital e Humano”, o evento “nasceu” do Fórum Regional do Varejo (FRV) da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), que chegou à sexta edição em 2018. Agora reposicionado, o Retail Conference passa a ser ainda mais relevante e com abrangência nacional. Mais informações e inscrições: http://retailconference.com.br/

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