Conheça os 3 pilares do varejo: Físico, Digital e Humano

Conheça os 3 pilares do varejo: Físico, Digital e Humano

O varejo como conhecemos atualmente está calcado em três pilares: físico, digital e humano, este último um dos mais relevantes do “físico”. Hoje,  o consumidor é omnichannel e o desafio para as empresas é trazer uma experiência única aos seus consumidores, em todos os lugares.

Conheça abaixo um pouco mais sobre cada pilar do varejo.

Físico

O varejo físico não é mais uma tendência em constante expansão, mas ainda predomina nos hábitos de consumo do país. A tecnologia, associada ao uso de Inteligência Artificial, pode ser uma forte aliada do varejo tradicional.

Com a expansão do e-commerce, o varejo físico precisa se reinventar e se transformar. Em um mundo em que o digital ganha cada vez mais espaço, o desafio do varejo físico é proporcionar a melhor experiência para o consumidor.

Oferecer experiências relevantes fará o cliente se lembrar de você, fica mais fácil fidelizá-lo. Temos bons exemplos que entenderam a importância desse fator. É o caso da loja da NBA. Ao entrar numa loja oficial da liga NBA, ou de algum time, o consumidor é sempre abordado por colaboradores que também são fãs do esporte e que oferecem experiências memoráveis, como experimentar luvas de jogadores da liga, por exemplo.

Digital

Se antigamente tínhamos medo da tecnologia, hoje é difícil imaginara nossa vida sem ela. O mundo é digital. A presença digital não é mais um requisito para as empresas que desejam aumentar a exposição de sua marca, e sim, fator obrigatório para sobreviver no mercado altamente competitivo.

Dentro deste pilar está a tecnologia. Cada vez mais aliada às estratégias de vendas das empresas, o avanço da tecnologia e a disponibilidade de dados abrem portas para varejistas criarem ferramentas que otimizem as operações entre consumidor e varejistas.

Humano

Um dos pilares mais importantes não só do varejo, mas de todos os segmentos, é o investimento constante em pessoas. Treinamento e capacitação da mão de obra de são essenciais para o crescimento de toda empresa.

Ao investir no capital humano a empresa identifica o perfil e as habilidades necessárias para as funções e recruta de acordo com esse perfil, focando no treinamento delas.

O relacionamento humano pode influenciar os resultados das empresas de varejo e fazer muita diferença nos negócios.

Entender esses três pilares do varejo certamente vai te ajudar a criar estratégias adequadas para a sua empresa.

Quer saber mais sobre os pilares do varejo? Esses e outras temas relevantes para o segmento varejista estarão em pauta no Retail Conference 2019, um dos principais eventos de varejo do Brasil. Com o tema “O Novo DNA do Varejo – Físico, Digital e Humano”, o evento “nasceu” do Fórum Regional do Varejo (FRV) da ACIC, que chegou à sexta edição em 2018. Agora reposicionado, o Retail Conference passa a ser ainda mais relevante e com abrangência nacional. Mais informações e inscrições: http://retailconference.com.br/

WhatsApp chat