O que é "experiência" no varejo?

O que é “experiência” no varejo?

Em meio às dificuldades enfrentadas pelos empresários, muito se fala em experiência de compra do consumidor, principalmente no setor varejista. Uma experiência desafiada pelos novos comportamentos desse consumidor que hoje é mais antenado, exigente e sabe bem o que quer.

O marketing sensorial é uma das alternativas para propiciar, dentro da loja física, uma experiência diferenciada ao consumidor. Os consumidores não escolhem um produto baseado apenas no seu valor funcional, mas sim no que ele representa e pelos valores expressos por ele ou pela marca. Ele busca por experiências memoráveis capazes de despertar sensações e emoções.

Proporcionar experiências no varejo é criar laços que fortaleçam a relação com o consumidor. Isso pode ser feito por meio de narrativas e conteúdo intensos. Quando o consumidor se identifica com a marca ou com o produto tende a se comprometer mais fortemente com eles. A percepção do consumidor sobre a marca e a identificação com ela é essencial para criar uma relação longa e fiel. Por isso é tão importante buscar conexões entre marca/empresa e o consumidor.

As sensações podem funcionar para estabelecer essas conexões. Um fator muito importante que diferencia a compra física da compra digital está na sinestesia. Os consumidores precisam sentir, tocar, cheirar, ou seja, ter uma experiência emocional e experimentar de alguma forma os produtos antes de comprar um produto.

A sinestesia é a união de vários sentidos, é muito usada em campanhas publicitárias e por empresas e marcas para provocar no consumidor o desejo pela compra do produto.

Nesse sentido, as empresas devem criar para o consumidor a oportunidade de “Descoberta” da marca e abrir suas portas para os consumidores para que eles descubram sua história, seus valores, etc. Isso pode ocorrer, por exemplo, num showroom. São meios de revelar a identidade da marca, e contar histórias é importante no processo de construção da identificação com o consumidor.

É interessante fazer uso dos benefícios destas estratégias para ampliar as vendas. Diversas ideias simples podem fazer a diferença e, com um pouco de vontade, muitas ações desenvolvidas em setores que parecem distantes do nosso, podem ser aplicadas com sucesso em nossos negócios. Quem sair na frente terá todas as vantagens.

Para saber mais sobre o tema, não perca o Retail Conference 2019 – Fórum do Varejo da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). O evento apresentará as tendências e inovações do segmento varejista, oferecendo aos participantes a oportunidade de networking, conteúdo e experiência. Com o tema “O Novo DNA do Varejo – Físico, Digital e Humano”, o evento ocorre dia 25 de abril, na Expo D. Pedro, em Campinas. Mais informações e inscrições: http://retailconference.com.br/

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